Ataque dos Cães

o cinematógrafo
5 min readDec 10, 2021

--

Benedict Cumberbatch, em uma performance aterradora, interpreta o tirânico vaqueiro Phil Burbank

A premiada diretora Jane Campion retorna às tramas históricas com Ataque dos Cães, produção original da Netflix. Vencedora da Palma de Ouro por O Piano (1993), a diretora já começa a receber prêmios pelo trabalho em seu longa mais recente, entre eles, o Leão de Prata do Festival de Veneza, entregue à melhor direção. Ataque dos Cães é uma narrativa histórica, ainda que revisionista, que conta com grandes performances dos atores e um trabalho técnico primoroso.

Em 1925 no oeste dos Estados Unidos, em Montana, o destino de dois irmãos é alterado pela presença de uma mulher e seu filho. George Burbank (Jesse Plemons) e seu irmão Phil Burbank (Benedict Cumberbatch) são donos de um rancho na região. A vida é bastante simples, tocam gado e criam seus animais. Os ventos da mudança, na dinâmica dos dois irmãos, sopram quando George se afeiçoa por Rose Gordon (Kirsten Dunst), uma viúva dona de um restaurante. Ela e seu filho Peter (Kodi Smith McPhee) cuidam do estabelecimento. Phil demonstra hostilidade aos dois e quando George se casa com Rose, os confrontos se acirram.

Os aspectos técnicos do filme demonstram um cuidado e esmero com a verossimilhança. Os figurinos remetem bem à primeira metade do século XX no interior dos EUA. A trama nas cenas internas se articulam em poucos cenários, principalmente na Casa Grande e no celeiro, as demais cenas são externas. A recriação histórica é convincente e não utiliza muitos elementos para se provar. A trilha sonora de Jonny Greenwood é extremamente pontual, ela aparece em momentos decisivos, seja para marcar a tristeza ou a tensão que é crescente ao longo do filme.

A fotografia de Ari Wegner é merecedora de destaque no que tange às qualidades técnicas da obra. Para um destaque à figura humana e também para um olhar perscrutador, existem planos enquadrados por entre frestas de portas e de janelas, que direcionam o olhar direto para os personagens. O efeito destes planos contribui para composições em contraluz, as quais destacam as silhuetas dos personagens. Outro importante ponto na fotografia é a integração dos personagens com a paisagem natural. Para ambientar o espectador na vastidão das planícies e da montanha, planos gerais e até tomadas aéreas são escolhas de Wegner.

O uso dos close-ups e planos detalhes promovem uma aproximação com os personagens. A câmera e sua proximidade com os rostos promove uma carga dramática crescente à narrativa, a medida que as situações vão se tornando cada vez mais extremas. Os planos detalhes que demonstram a interação dos personagens com objetos, como um pente, uma garrafa ou uma corda; permitem que mais nuances destes personagens sejam reveladas.

Ataque dos Cães é uma adaptação do romance escrito por Thomas Savage. Mesmo os personagens não sendo uma criação da diretora e roteirista Jane Campion, é perceptível a precisão que ela constrói o desenvolvimento deles. Um recurso narrativo que auxilia a pontuação deste desenvolvimento é a divisão da história em capítulos. Ao fim de cada capítulo, mais nos é revelado dos quatro personagens centrais do filme.

Phil Burbank é o personagem principal de Ataque dos Cães. Toda a trama passa por ele. Seu caráter é ríspido e hostil. Para Phil, agressividade, hostilidade e até a sujeira são aspectos que fazem dele um “macho”. Alguém incapaz de sofrer e que não se adequa às “frescuras” para parecer mais apresentável. Ele estende esse comportamento opressivo a Peter, por seu jeito afeminado, e a Rose, por considerá-la uma interesseira. A simples presença dele é opressora, as pessoas temem o que ele pode fazer ou falar. Um simples assobio de Phil não soa como uma melodia despretensiosa, mas como uma marcha fúnebre.

Rose é confrontada e antagonizada por Phil em vários momentos. A personagem parece cada vez mais se despedaçar aos poucos diante da presença imponente e agressiva dele. A performance de Kirsten Dunst demonstra com brilhantismo o sonho que se torna desesperador de morar com George, seu marido. A tristeza consome Rose, que a todo momento se sente insuficiente. George, interpretado por Jesse Plemons, perde um pouco do seu tempo de tela por volta do meio do filme, suas aparições são apaziguadoras e tentam minimizar o conflito entre Rose e Phil. Peter é um personagem que recebe grande relevância na metade final do filme, quando seu jeito “desajeitado” e inofensivo passa a ser moldado como o de um vaqueiro por Phil.

O principal destaque na atuação é Benedict Cumberbatch. O ator e distancia dos papéis de personagens irônicos e brilhantes. Aqui, ele interpreta um tirano atormentado pelo que é. A agressividade e rudeza são máscaras que amparam Phil para ocultar o que ele realmente é. A presença de Cumberbatch é imponente, o temor é perceptível quando ele entra em um ambiente, todos os demais personagens sentem e demonstram isso. Jane Campion consegue estender esse sentimento ao espectador, por meio da sua direção e através da aterradora performance de Benedict Cumberbatch.

A construção dos personagens de Ataque dos Cães transitam bastante pelo campo da sutileza. A diretora Jane Campion aos poucos revela as camadas dos personagens. Entretanto, ela não utiliza de diálogos expositivos carregados de emoção, Campion prefere representar isso em tela. Os planos mais fechados promovem essa proximidade com as emoções dos personagens. Um simples toque ou uma sela pendurada nos contam a verdade. Talvez a cena que mais representa isso é quando um dos personagens, deitado na grama, toca um pano de seda surrado que lhe traz antigas memórias.

Sensibilidade é também um dos personagens do filme. A narrativa, em si, está imersa em uma grande carga dramática e de tensão. Os objetos possuem uma vasta importância narrativa, a sela representa o passado que Phil esconde. Se em O Piano (1993) uma tecla do instrumento é carregada de enorme peso dramático, em Ataque dos Cães o objeto equivalente à representação do amor e ruína é uma corda trançada por Phil.

Ataque dos Cães é uma considerável adição ao catálogo da Netflix. O filme de Jane Campion percorre bastante entre delicadeza e brutalidade. A história é uma bomba emocional, cheia de drama e tensão. Com uma fotografia estonteante e excelentes performances de Kirsten Dunst e Benedict Cumberbatch, Ataque dos Cães é um dos grandes filmes de 2021.

--

--

o cinematógrafo

Um espaço dedicado ao cinema. Críticas, artigos e recomendações da semana